Sobre o curso:


APRESENTAÇÃO DO CURSO:

O Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Nível de Especialização em Educação Inclusiva com Ênfase na Educação de Surdos Modalidade a Distância visa proporcionar desenvolvimento profissional aos docentes atuantes nas Redes Públicas Federal, Estadual e/ou Municipal preferencialmente do Estado de Mato Grosso, para uma educação inclusiva em geral, especialmente no avanço da inclusão de estudantes surdos. Como, capacitar professores/cursistas acerca da inclusão para o atendimento à
diversidade existente no espaço escolar no que diz respeito às pessoas com
deficiência, transtorno do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação; ampliar as competências e habilidades dos professores/cursistas para o atendimento de outras demandas existentes na escola; promover a reflexão acerca da história, legislação e políticas públicas sobre o processo inclusivo social e escolar; colaborar na superação dos desafios da interação entre surdos e ouvintes, através do conhecimento, uso e difusão da Libras.

PÚBLICO ALVO:

O curso destina-se a docentes atuantes nas Redes Públicas Federal,
Estadual e/ou Municipal preferencialmente do Estado de Mato Grosso.

FORMAS DE INGRESSO:

Para matricular-se no curso, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e ter sido aprovado em processo seletivo. Para o ingresso serão observadas as orientações:

  • O ingresso nos cursos de Educação Superior do IFMT, na modalidade à distância, dar‐se‐á mediante processo seletivo conforme edital próprio do IFMT.
  • No edital do processo seletivo, publicar-se-á o número de vagas e polos ofertados e os requisitos de acesso, obedecendo, rigorosamente, ao estabelecido no projeto pedagógico do curso para o qual o candidato se inscreveu.
  • A forma de processo seletivo para o ingresso nos Cursos Superiores de Graduação do IFMT se dará através de financiamento CAPES por processo seletivo de vestibular especifico ao edital.

PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO:

Compreender as particularidades do processo ensino-aprendizagem de estudantes com alguma limitação educacional existente:

  • Conhecimento acerca das habilidades didático-metodológicas no processo do ensino-aprendizagem de estudantes com limitações específicas;
  • Compreender os fundamentos básicos da Língua Brasileira de Sinais (sua estrutura, seu funcionamento, suas manifestações culturais, sua relação com a Língua Portuguesa, etc.)
  • Entender que a complexidade da sociedade exige manifestação sócio-histórica e cultural através de diferentes formas e modos de linguagem;
  • Compreender os conceitos básicos e terminologias da educação inclusiva;
  • Aptidão no que diz respeito à seleção e elaboração de materiais de ensino aprendizagem, levando em conta a diversidade da demanda interessada;
  • Capacidade de pautar-se nos valores da educação multicultural que possibilitem a comunicação e o respeito entre as diferentes culturas;
  • Formação humanística, teórica e prática;
  • Capacidade para atuar em escolas e centros das redes públicas conforme as exigências pedagógicas inclusivas atuais;
  • Capacidade de operar, sem preconceitos ou descriminações, com a pluralidade de expressão linguística, literária e cultural existente no contexto atual da educação;
  • Postura ética, autonomia intelectual, responsabilidade social, espírito crítico e consciência do seu papel de formador;
  • Conhecimento de processos de investigação que permitam o aprimoramento do planejamento e da prática pedagógica;
  • Capacidade de analisar criticamente as diferentes teorias que fundamentam a investigação sobre educação inclusiva, entre outras habilidades.