Sobre o Curso

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

O curso superior de Pós-Graduação (Lato Sensu) Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica DocentEPT;  possui como objetivo à formação do docente em tecnologia, ciência e formação humana, promovendo assim, sua compreensão sobre a
importância da intervenção humana no mundo físico e social, que irá torna-lo capaz de desenvolver os saberes a serem levados às salas de aula, oficinas e laboratórios, de modo que o processo educativo transforme a vida daqueles que nele se inserem.

PÚBLICO ALVO:

O público-alvo é constituído por graduados, especialmente bacharéis e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar na educação profissional, com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes de educação profissional e tecnológica.

FORMAS DE INGRESSO:

Para matricular-se no curso, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e ter sido aprovado em processo seletivo. Para o ingresso serão observadas as orientações:

  • O ingresso nos cursos de Educação Superior do IFMT, na modalidade a distância, dar‐se‐á mediante processo seletivo conforme edital próprio do IFMT.
  • No edital do processo seletivo, publicar-se-á o número de vagas e polos ofertados e os requisitos de acesso, obedecendo, rigorosamente, ao estabelecido no projeto pedagógico do curso para o qual o candidato se inscreveu.
  • A forma de processo seletivo para o ingresso nos Cursos Superiores de Graduação do IFMT se dará através de financiamento CAPES por processo seletivo de vestibular especifico ao edital.

PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO:

  • Preparar uma aula ou atividade equivalente, teórica e prática, constante de um Projeto Pedagógico de Curso Técnico;
  • Lecionar com desenvoltura as atividades constantes da sua área de formação;
  • Elaborar planos de ensino e planos de aula para as unidades a que estiver habilitado a lecionar;
  • Elaborar e implementar um processo avaliativo afinado aos princípios gerais da Educação Profissional;
  • Aplicar recursos tecnológicos e da Educação a Distância em atividades educativas;
  • Participar do planejamento educativo de sua instituição de ensino;
  • Planejar e executar projetos de pesquisa e de extensão, articulados ao ensino, em Educação Profissional;
  • Organizar e compor equipe de trabalho para elaboração de projetos pedagógicos de cursos técnicos de nível médio presenciais ou a distância; inserir-se no campo de estudo “Educação Profissional e Tecnológica”, por meio de sua epistemologia, didática, metodologia e práxis;
  • Planejar e implementar práticas pedagógicas inclusivas para alunos com deficiência, garantindo acesso aos componentes curriculares trabalhados a todos.