Encontro Pedagógico: professores recebem oficina sobre ferramenta Moolde

Publicado por: Campus Cuiabá – NEaD / 9 de Fevereiro de 2024 às 07:00

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva realizou, durante a semana do Encontro Pedagógico 2024/1, uma oficina com o tema “Criando questões on-line no Moolde”, ministrada pelo professor Maurício Prado Catharino.

Durante a oficina, foi apresentado aos professores os diversos tipos de questões que a ferramenta Moodle oferece, tais como: questões de múltipla-escolha, verdadeiro ou falso, associação, questões calculadas, questões do tipo arraste e solte, entre outras.

O Moolde é um sistema de internet que concentra um conjunto de ferramentas de gerência pedagógica e administrativa de cursos, bem como um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Além disso, possui uma estrutura que permite usar ferramentas para criar áreas específicas e, também, facilitar o acesso dos alunos. Pode ser utilizado em diversos níveis da educação formal e da educação informal, tanto para atender um curso na modalidade a distância quanto dando suporte às atividades de cursos presenciais.

“Os professores, além de conhecer os tipos de questões, puderam ver também toda a configuração de cada uma dessas questões, como pontuação, formas de correção e feedback, parametrização e disponibilização dessas questões em uma avaliação on-line”, explica o professor Maurício.

O treinamento foi oferecido para 25 professores, que ressaltaram a satisfação em conhecer a ferramenta e garantiram que passarão a utilizá-la na confecção das avaliações.

*Com informações do IFSC.